sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ciências sociais

Achei uma definição de ciências sociais no site conceito.de :

As ciências sociais reúnem todas as disciplinas científicas cujo objecto de estudo se relaciona com as atividades e o comportamento dos seres humanos. As ciências sociais analisam as manifestações da sociedade, quer materiais quer simbólicas.
Pode-se dizer que estas ciências estudam aquilo que não incumbe às ciências naturais. As pessoas têm consciência e a capacidade de desenvolver representações abstractas que têm influência no seu comportamento. Por isso, a interacção social rege-se por diversas regras e supostas normas; as ciências naturais, por sua vez, trabalham com objectos fáticos/factuais e recorrem ao método científico com maior rigor. As ciências sociais, em geral, não podem preconizar leis universais.
As ciências sociais podem dividir-se naquelas dedicadas ao estudo da evolução das sociedades (arqueologia, história, demografia), à interacção social (economia, sociologia, antropologia) ou ao sistema cognitivo (psicologia, linguística). Também se pode falar das ciências sociais aplicadas (direito, pedagogia) e de outras ciências sociais agrupadas no genérico grupo das humanidades (ciências políticas, filosofia, semiologia, ciências da comunicação).
Convém destacar que as ciências sociais podem estudar as intenções declaradas e conscientes das pessoas, mas também o comportamento observado.
O antropólogo Claude Lévi-Strauss, o filósofo e politólogo Antonio Gramsci, o filósofo Michel Foucault, o economista e filósofo Adam Smith, o economista John Maynard Keynes, o psicanalista Sigmund Freud, o sociólogo Émile Durkheim, o politólogo e sociólogo Max Weber e o filósofo, sociólogo e economista Karl Marx são alguns dos principais cientistas sociais dos últimos séculos.



Conhecimento e Ética

 Em uma de nossas aulas, se falou sobre Conhecimento e Ética.Pesquisando sobre o assunto, achei umas definições interessantes que resumidamente dizem:
  "Conhecimento é o ato ou efeito de abstrair uma determinada ideia ."
  Conhecer é ter uma noção de alguma coisa, que pode estar certa ou errada, não importa ( pelo menos não para definir o que conhecimento ). Adquirimos conhecimento ao ver, ler, ouvir e também ao sentir.
 Uma curiosidade sobre Ética:
     A palavra deriva do grego ethos e significa: caráter, modo de ser de uma pessoa.


 Ética é um conjunto de normas morais e princípios que regem a conduta humana na sociedade.
 Ja a ética profissional é esses valores aplicados a vida profissional. Dentre esses princípios se pode destacar: honestidade no trabalho, lealdade a empresa, respeito a dignidade, segredo profissional, cumprimento das normas da empresa e outros.
 Para Denny (2001, p. 134) a ética empresarial consiste na busca do interesse comum, ou seja, do empresario, do consumidor, do trabalhador e do governo. Eu considero esta uma boa definição, pois, se cada parte tem sua necessidade atendida, não há queixas e nem a sensação de desrespeito e insatisfação.
 Com as mudanças no cenário mundial ao longo dos tempos , a ética também vem se modificando.O capitalismo, a globalização, as novas tecnologias, as grande corporações, as multinacionais e a busca por cada vez mais lucro deve levar a sociedade sociedade a refletir sobre ate onde pode-se ir nessa busca.
 No entendimento de Eduardo Botelho (2000, p. 5), ética e algo que todos precisam ter, alguns dizem que tem, mas na verdade poucos levam a sério, alguns se mostram preocupados, mas muitas delas esquecem o significado da palavra Ética.
 Atualmente é necessário refletir sobre uma nova ética, voltada para um desenvolvimento que valorize e respeite a sociedade e o meio ambiente.


Fonte:


Ciência e Senso comum

 Ander-Egg da um conceito de ciência em sua obra “Introducción a las técnicas de investigación social" (1978, p.15):   " A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza."
 Resumidamente a ciência deve ser:
racional - por que exige metodos, hipoteses, definições e outros;
certa ou provável – por que não se pode atribuir a ciencia uma verdade indiscutivel;
obtidos metodicamente – ou seja, por meio de regras logicas e procedimentos tecnicos;
sistematizados – por ser um saber ordenado logicamente logicamente, constituindo um sistema de idéias (teoria);
verificáveis – ou seja, comprovados pela observação;
relativo a objetos de uma mesma natureza, ou seja, pertencentes a determinada realidade.


 Já o senso comum é um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo,não se baseia em métodos ou conclusões científicas,é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, ética e tudo aquilo que faz parte do viver.
 O site monismo.com.br define senso comum como um conjunto de opiniões aceitas em uma época determinada, e que as opiniões contrarias não são bem aceitas, sofrendo descriminação. E cita como exemplo mais conhecido, o de Galileu Galilei, dizendo  que em seu tempo o senso comum considerava que a Terra era o centro do Universo e que o Sol girava em torno dela. Galileu ao afirmar que era a Terra que girava em volta do Sol quase foi queimado pela Inquisição. Teve que abjurar-se para salvar a vida. 


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Metodologia da Pesquisa Cientifica


 Eu escolhi para meu primeiro post no blog, escrever um pouco do que eu li sobre a matéria no livro: 
Fundamentos de Metodologia Cientifica Um guia para a iniciação cientifica de BARROS, Aidil Jesus da Silveira e LEHFELD, Neide Aparecida de Souza, MAKRON Books, 2000.

Metodologia da Pesquisa Cientifica, no sentido de disciplina de cursos superiores se destina a reforçar a aquisição do conhecimento através de pesquisa, é a disciplina que confere os caminhos para o conhecimento atraves da pesquisa.
 A definição etimológica de Metodologia vem do grego: meta  ao largo, odos caminho, logos  discurso.
 “Assim a Metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obtenção dos conhecimentos. “
 “[...] ao abordar o processo cientifico, a Metodologia da Ciência, alem de descrever o que são os métodos indutivo, dedutivo e hipotético-dedutivo, inclui outros procedimentos que levam a formulação de hipóteses, elaboração de leis, explicações e teorias cientificas, fazendo também uma analise critica deles.”